Selo_midiorama

 

 





Notícias

19/05/2017
ESPECIAL BEATLES: Capa do álbum Sgt Peppers ganhou releituras de designers famosos a desenhos animados
Por: Paula Bicalho

 

sgt peppers album

Continuando nosso especial de 50 anos do Sgt Peppers Lonely Hearts Clb Band, hoje vamos falar especificamente sobre a capa do disco e as diversas homenagens que recebeu.

Como já dissemos aqui, este foi o primeiro LP a contar com uma capa dupla. O responsável pela arte  foi o designer Peter Blake que criou uma foto dos quatro Beatles, vestidos de uniformes militares  coloridos, ao lado de figuras históricas feitas de papelão.

 

As figuras incluem estrelas de cinema (Marilyn Monroe, Marlon Brando, Marlene Dietrich, James Dean), intelectuais (Sigmund Freud, Karl Marx), escritores (Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, William Burroughs) e músicos (Bob Dylan).

Mas, ao longo dos tempos, o álbum recebeu e vem recebendo muitas homenagens mundo afora, seja de pessoas famosos ou fãs anônimos. A importância cultural do disco pode ser medida, por exemplo, até pelo número de vezes em que sua capa foi ‘parodiada’.

O primeiro a fazer sua versão foi Frank Zappa, em 1968, com o álbum "We're Only In It for the Money".

sgt peppers zappa

A partir daí, de designers a desenhos animados, a capa foi homenageada diversas vezes. O próprio Peter Bake criou uma nova versão para comemorar seu aniversário de 80 anos.

peter blakeA ideia era criar um novo pôster para marcar tanto seu 80° aniversário como o Vintage Festival, em 2012,um evento que celebrou música, moda, dança e artes visuais britânicas da década de 20 até os anos 80, organizado pelo designer Wayne Hemingway.

No novo Sgt Peppper's saem, por exemplo, as imagens do filósofo Karl Marx, da atriz Marilyn Monroe, do humorista WC Fields e do pai da psicanálise, Sigmund Freud. Eles foram substituídos por imagens de Amy Winehouse, os artistas visuais Tracey Emin e Damien Hirst e os guitarristas Eric Clapton, Noel Gallagher e Elvis Costello.

Os Beatles também estão ausentes na nova versão, já que Peter não possui os direitos de imagem. No lugar dos Beatles e das personalidades da versão original, Blake usou o que 
chama de ''família, amigos e ícones''. Mas ele conseguiu contornar o veto aos Beatles, incluindo não apenas um, mas três McCartneys, seu amigo de longa data. 

 

blake vintage

E muitos outros também beberam dessa fonte... Veja abaixo outras homenagens à este disco icônico dos Beatles: 

simpsons
The Simpsons

 

he bbt
The Big Bang Theory

 

advnture tme
Adventure Time

 

xmen
X-men

 

ets
ET´s

 

ze ramalho
Zé Ramalho

 

Para terminar, em 2016, ano em que perdemos David Bowie, Alan Rickman, Prince, Muhammad Ali, Leonard Cohen eHarper Lee; em que Donald Trump foi eleito; em que o Brexit venceu e que os quadradinhos do Toblerone ficaram menores pelo mesmo preço, o usuário do Twitter @christhebarker, encontrou uma forma bastante criativa de lidar com estes fatos.

Fez uma releitura da capa do “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band“, incluindo na montagem todas as lendas que se foram. No lugar do nome ‘Beatles’ escrito com flores vermelhas, entrou ‘Brexit’, apelido dado ao desastroso plebiscito que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia. Estão na capa também nomes como Keith Emerson (da banda Emerson, Lake & Palmer), a escritora Harper Lee, Kenny Baker (o ator que interpretou o robô R2D2 no Guerra nas Estrelas original), o ícone do reggae Prince Buster e Maurice White (da banda Earth, Wind & Fire), entre outros. 

 

brexit

                                                               Chrsite Barker / Divulgação                                                                                 

Comentários